sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Ballet e Dependência


 
Entrei no ballet depois de mais "velha". O que tem sido motivo de alegria.

Apesar de estar um tanto perdida em relação a turma, encontro satisfação em fazer ballet e não quero parar.
:-)


Na última aula percebi algo curioso. A professora pediu para ficar parada em um determinado passo (que esqueci o nome), no qual ficamos na meia ponta, e precisamos manter o equilíbrio para não cair - o objetivo é tirar a mão da barra e se manter com os dois pés na meia ponta, com a mão para o alto, como na figura desse post - e não cair. O que ocorreu é que ela pediu para fechar os olhos nesse passo. Para minha surpresa, manter-se equilibrada com os olhos fechados é mais fácil do que com os olhos abertos. Eu achava, erroneamente, que acontecia o contrário. Mas não, a lógica do equilíbrio é outra.
 
Na mesma hora lembrei de um texto que li ontem mesmo pela manhã:


"Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.

E disse Davi a Joabe e aos maiorais do povo: Ide, numerai a Israel, desde Berseba até Dã; e trazei-me a conta para que saiba o número deles.
Então disse Joabe: O SENHOR acrescente ao seu povo cem vezes tanto como é; porventura, ó rei meu senhor, não são todos servos de meu senhor? Por que procura isto o meu senhor? Porque seria isto causa de delito para com Israel.
Porém a palavra do rei prevaleceu contra Joabe; por isso saiu Joabe, e passou por todo o Israel; então voltou para Jerusalém."
(...)
"Então disse Davi a Deus: Gravemente pequei em fazer este negócio; porém agora sê servido tirar a iniqüidade de teu servo, porque procedi mui loucamente.
Falou, pois, o Senhor a Gade, o vidente de Davi, dizendo:
Vai, e fala a Davi, dizendo: Assim diz o Senhor: Três coisas te proponho; escolhe uma delas, para que eu ta faça.
E Gade veio a Davi, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Escolhe para ti,
Ou três anos de fome, ou que três meses sejas consumido diante dos teus adversários, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que três dias a espada do Senhor, isto é, a peste na terra, e o anjo do Senhor destrua todos os termos de Israel; vê, pois, agora, que resposta hei de levar a quem me enviou."
(...)
"E Deus mandou um anjo a Jerusalém para a destruir; e, destruindo-a ele, o Senhor olhou, e se arrependeu daquele mal, e disse ao anjo destruidor: Basta, agora retira a tua mão. E o anjo do Senhor estava junto à eira de Ornã, o jebuseu."
(...)
"E disse Davi a Deus: Não sou eu o que disse que se contasse o povo? E eu mesmo sou o que pequei, e fiz muito mal; mas estas ovelhas que fizeram? Ah! Senhor, meu Deus, seja a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai, e não para castigo de teu povo.
Então o anjo do Senhor ordenou a Gade que dissesse a Davi para subir e levantar um altar ao Senhor na eira de Ornã, o jebuseu."
 
1 Crônicas, 21
 

Natural para Davi era pedir o número do povo, para saber com quem ele podia contar e não andar às cegas.

Mas fato é que disso Deus não se agradou, pelo contrário, se irou contra a atitude do coração de Davi. Davi estava confiando em homens e não no Seu Deus.

Relacionei o texto com minha experiência com o passo do ballet. Não foi natural p/ mim manter-me com os olhos fechados e ainda assim, manter o equilíbrio. Talvez a natureza do homem carnal não seja a dependência de um Deus invisível. Mas a única maneira de agradá-Lo é caminhando às cegas (muitas vezes), à luz da Sua orientação, em Sua dependência.

Concluo, portanto que, a solução p/ mim é o assassinato do meu eu que insiste em acreditar que sabe o que é melhor para si. O homem carnal/natural que ainda vive dentro de mim precisa morrer p/ que Ele cresça e me faça viver por fé e não por vista, no equilíbrio do Seu Reino, da Sua lógica, dos Seus caminhos e não dos meus.

4 comentários:

Unknown disse...

maravilhoso, muito bom, de Deus.

muito bom.

Unknown disse...

Glória a Deus, princesa, foi Deus que te deu essa palavra.

Unknown disse...

=)

Preciso do teu feedback.

Barbara Alencar disse...

que lindo amiga! profundo.. veio dEle.