quarta-feira, 22 de junho de 2016

Como provar a existência de Deus?

Como Tomé, nos refreamos, recusamos a crer no que não vemos como pudéssemos colocar Deus num tubo de ensaio. E o intangível tivesse que ser tangível para provar o que era realmente. Há certas coisas que precisam ser acreditadas pela fé . Pois é um problema de percepção e não de prova. A beleza é uma delas. Como provar que alguma coisa é bonita? Poderão demonstrar pela razão ou lógica ou pelo intelecto que a quinta sinfonia ou a sonata ao luar são obras lindas? Poderão provar por qualquer raciocino a beleza do nascer do sol ou descrever cientificamente a suave fragrância de um buquê de violetas? Entretanto, vem professando uma fé que há 19 séculos testemunha a realidade espiritual ? E perguntam se há prova da existência de Deus . Me pedem que prove isso. Mas como provar ? Como poderia fazê-lo em minha insignificância? Que espécie de Deus eu conseguiria explicar? Seria como pedir as eles que provassem o ar em que voam dos peixes que provam o ecoando em que vive? Eu pediria a vocês que provem que vocês existem! Sim! Gostaria de ouvi-los tentarem isso. Há mistérios em nossa volta curiosos, maravilhosos, inexplicáveis! Eu gostaria que vcs tomassem como exemplo o estranho fenômeno de ficarem apaixonados. Por acaso já se perguntaram: quando me apaixonarei? Pois eu já! Perguntei a loiras e morenas, a ruivos e carecas , a todo tipo de gente e o curioso é que todos disseram a mesma coisa: não se preocupe! Você saberá. O amor como a beleza , como a suave e delicada fragrância das violetas é uma questão de percepção e de experiência. Não uma prova . Há grandes coisas pelas quais vivemos não são pela lógica mas pela vida, e essa verdade do amor e da beleza e a mesma do encontro de Deus e do conhecimento de sua presença junto a nós. Amém!
Pr Sebastião Brito Netto
 

Nenhum comentário: